WINDOWS SERVER 2003: INSTALAÇÃO DO ACTIVE DIRECTORY 1ª PARTE - A INTRODUÇÃO

Introdução



Nos próximos posts você aprenderá a instalar o Active Directory, transformando um servidor em Controlador de Domínio (DC – Domain Controller). Existem diferente situações em que você cria um DC e todas serão discutidas neste capítulo.


Por exemplo, pode ser que você esteja instalando o primeiro DC de um domínio. Nesta situação o domínio, na verdade, nem sequer ainda existe. Ele passará a existir quando o primeiro DC for instalado. O primeiro DC de um domínio assume uma série de funções especiais, funções estas que existem em apenas um dos DCs dos domínios. Os servidores que executam esta função são conhecidos como FSMO (Flexible Single Master of Operators). Neste capítulo falarei sobre os FSMOs e suas funções.

Existem algumas ações que deve ser realizadas antes da instalação do Active Directory. Estas ações variam, dependendo se você está atualizando o Active Directory do Windows 2003 Server ou se você está criando um novo domínio. Mostrarei quais as ações de preparação necessárias em cada caso.

Também apresentarei um exemplo prático de como instalar o Active Directory e criar um novo domínio. Você verá que o assistente para instalação do Active Directory é extremamente simples de ser utilizado, desde que você conheça os conceitos apresentados nos posts 12 posts sobre 
WINDOWS SERVER 2003: ACTIVE DIRECTORY, tais como: domínios, árvores de domínios e assim por diante.

Você também pode executar o assistente de instalação do Active Directory para desinstalar o Active Directory, fazendo com que um DC volte a ser um member server (se pertencer a um domínio) ou um stand alone server, se pertencer a um workgroup. A operação de desinstalar o Active Directory é conhecida como “Rebaixar o DC” e a operação de instalar o Active Directory, é conhecida como promover o member server (ou stand alone server).

Após a instalação do Active Directory, uma série de alterações serão efetuadas no servidor. Novos arquivos serão criados (com a base de dados do Active Directory), novas ferramenta administrativas estarão disponíveis e assim por diante. Analisarei as alterações feitas pela instalação do Active Directory.

Em seguida será a vez de apresentar as principais ferramentas de administração do Active Directory. Estas ferramentas são instaladas pelo assistente de instalação do Active Directory. Por exemplo, um novo console, chamado “Usuários e Computadores do Domínio” (Active Directory Users and Computers) é instalada. Este é um dos consoles que o administrador mais utiliza no seu dia-a-dia. Este console é utilizado para criar constas de usuários, grupos e computadores. També é utilizado para criar Unidades Organizacionais, incluir ou retirar usuários de grupos e para mover objetos entre diferentes OUs. Mostrarei as novas funcionalidades que estão disponíveis neste e em outros consoles de administração do Active Directory no Windows Server 2003, em relação ao Windows 2000 Server.

Para finalizar o post apresentarei mais duas ferramentas de administração do Active Directory. Uma é utilizada para a criação e manutenção de sites e dos links de replicação entre os sites, bem como para definir os servidores que serão Servidores de Catálogo Global. A outra é utilizada para o criação e gerenciamento de diferentes tipos de relações de confianças, tais como relações de confiança explícita entre dois domínios de florestas diferentes, ou relação de confiança entre dois domínios root de florestas diferentes e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário